quarta-feira, 2 de março de 2016

E quando a temperatura cai, a fome aumenta!

Ai ai ai, essa fominha extra quando a temperatura cai não é fácil controlar.

Certamente acontece com a maioria das pessoas esse lance de sentir mais fome, ou até mesmo vontade de comer algo mais calórico quando a temperatura cai um pouco, e não está sendo diferente comigo, claro.
Quem mora em São Paulo tem vivido há uns 3 dias uma temperatura típica de outono/inverno. E isso pra quem está tentando perder peso é um tanto complicado, pelo menos eu acho bem complicado.

Mas essa fominha a mais no frio tem uma explicação científica, acredito que quase todos sabem.
A verdade é que quando aqueles dias frios chegam, nosso corpo gasta mais energia para conseguir manter a temperatura normal, por isso sentimos mais fome.
Mais detalhes sobre isso nessa matéria da Exame.

Mas CUIDADO!

Comer algo mais calórico um dia ou outro, tudo bem, mas o que não vale é fazer um prato gigante em todas as refeições, nem se entupir de chocolates e massas.

Outro fator muito importante é não deixar a atividade física de lado. Eu, por exemplo, mesmo com esses dias mais frios, tenho conseguido manter minhas caminhadas/corridas diárias. Só não consigo fazer nos dias em que a  chuva chega bem cedo, mas estou mantendo o foco ao menos nisso, mesmo que em um dia ou outro eu escorregue um pouco no cardápio.

Não  sei se já consegui perder algum quilinho, vou deixar para me pesar somente em Abril.

Uma coisa que tenho feito é medir a circunferência abdominal com uma fita, e como eu não tenho aquelas fitas de medida, usei uma fita de cetim, fiz uma marcação da primeira medida, e vou acompanhando, e hoje fui comparar e percebi que diminuí cerca de 1cm. Pode parecer pouco, mas já é alguma coisa..heheheheh

Muitas vezes perdemos mais medidas e menos peso, outras vezes mais pesos e menos medidas. Estou tentando não ficar "bitolada" nisso, e deixar minha rotina fluir sem muitas neuras, porém com muito cuidado pra não tirar o pé do  freio. Quero perder peso sim, mas não quero ficar fazendo diverso sacrifícios pra isso.

Certa vez um amigo perdeu 10kg em cerca de 3 meses. Perguntamos como e a resposta foi que ele simplesmente havia cortado a quantidade dos alimentos pela metade, ou seja, não fez restrições de alimentos, e sim de quantidade.

Basicamente isso se resume a uma verdadeira REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, pois o correto mesmo é comer para viver e não viver para comer.

Em breve volto com novo post com sugestões de atividade física para quem não pode frequentar uma academia, seja por falta de dinheiro ou por falta de tempo.

Beijos e até breve!


2 comentários:

  1. Magna, tô seguindo. HAUhAUHAUHAUHAUA...
    Vamos acabar com essa "gudura" maldita !
    :P

    ResponderExcluir